JARDINS VERTICAIS

Tire suas dúvidas agora mesmo!


  1. O que é um jardim vertical?

Naturalmente, a principal entre as dúvidas sobre jardim vertical é: afinal, o que são eles? Trata-se de uma das maiores tendências atuais em paisagismo, sobretudo em ambientes menores ou para compor as paredes verdes.

Com essa estrutura, é possível aproveitar bem seus espaços (sejam internos ou externos), torná-los mais aconchegantes, convidativos e sustentáveis. Em um jardim vertical, é possível cultivar plantas e também uma hortinha orgânica, o que é uma excelente opção para manter uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos.

Ainda, eles são recursos utilizados para trazer mais charme, beleza e boas energias para os ambientes.

 

  1. Quais são os benefícios de um jardim vertical?

Entre os principais benefícios de um jardim vertical, está o de proporcionar contato com a natureza, mesmo em ambientes mais compactos, aproveitamento de espaços, que trazem o famoso verdinho com acolhimento a um ambiente.

Ele ajuda, também, a tornar o ar do ambiente mais puro, a proporcionar isolamento acústico e térmico, além de um espaço mais tranquilo, personalizado e sustentável.

  1. Qual é a infraestrutura básica de um jardim vertical?

Essa é uma das principais dúvidas sobre jardim vertical, mas saiba que ele não demanda muitos recursos, não!

São necessários, basicamente, dois requisitos: um ponto de água e um de dreno. O ponto de água tem a função de ajudar na irrigação e na adubação. Já o de dreno é utilizado para receber o restante da água que, naturalmente, acaba sobrando na irrigação.

  1. Qual é o melhor local para montar um jardim vertical?

Para que suas plantinhas se desenvolvam bem e você tenha um lindo jardim vertical, é preciso escolher um local realmente adequado para ele. Entre os critérios que devem ser avaliados, estão:

Acesso: ele precisa estar em local de fácil acesso para cuidados.

Proteção: é importante colocá-lo em altura que o proteja de crianças e de pets.

Tamanho: o espaço deve ser compatível para o desenvolvimento das espécies.

Iluminação: a luz solar é essencial para a vida de suas plantinhas, e o ideal é escolher um espaço com incidência direta.

  1. Como escolher a melhor estrutura para o jardim vertical?

Para começar seu jardim vertical, há diversas opções. Você pode construí-lo apenas utilizando vasinhos ou optar por estruturas de madeira ou plástico.

No entanto, o mais recomendado e prático é escolher uma estrutura de plástico. Isso porque ela garante a sustentação necessária para comportar suas plantas, tem proteção contra micróbios e não demanda impermeabilização.

  1. Como escolher as plantas para compor o jardim vertical?

Essa é outra das dúvidas sobre jardim vertical que são muito importantes de serem sanadas antes de começar a montagem de seu espaço.

O ideal é escolher espécies que demandem poucos cuidados, que sejam resistentes e apresentem boa adaptabilidade. Se a sua ideia for criar uma parede verde, optar por plantas pendentes é uma boa ideia.

Entre as plantas que apresentam bom potencial de desenvolvimento estão as samambaias, bromélias, jiboias e antúrios.

 

Fale com nossos arquitetos e vamos decidir juntos o melhor ambiente para o seu Jardim Vertical!